terça-feira, 6 de outubro de 2009

Urutau


Nossa escola recebeu a visita de um Urutau, também conhecido como Pássaro-Fantasma, nesta segunda-feira 5 de outubro.

O urutau é uma ave rara, que dorme durante o dia escondida em uma árvore. Procura uma extremidade e aí se estende, se adaptando de tal maneira que toma o aspecto de prolongamento do galho. Possui a cabeça chata, olhos grandes e vivos, a boca rasgada de tal maneira que seus ângulos alcançam a região posterior dos olhos. Sua cor é parda acanelada, apresentando listras transversais escuras. Isso lhe permite adaptar-se a cor do galho onde pousa. Esse seu disfarce associado a sua perfeita imobilidade o protegem da vista dos caçadores.

Não é uma espécie acostumada ao convívio
urbano.

Alguns pesquisadores argumentam que o nome da ave vem da união de duas palavras do guarani: guyra (ave) e taú (fantasma), Ave-Fantasma. Outros dizem que o nome é uma onomatopéia para o canto do pássaro: urutau, urutau, em notas graves e decrescentes.

São muitas as lendas referentes a esta ave.
Uma lenda diz que o pássaro seria uma mulher que perdera seu amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Outros dizem que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar. Já entre os indígenas esta é uma ave de boas notícias, pois consideram o canto desta ave como saudações de defuntos parentes e amigos e para excitá-los à guerra contra os inimigos.